Perfil Corporativo

Somos movidos a desafios. E, nosso maior desafio no momento é difundir o FIDC, também conhecido como Fundo de Recebíveis, como uma alternativa real de funding para as empresas em geral, seja por meio de um fundo exclusivo, seja por meio de um fundo que atenda a várias empresas ao mesmo tempo. Neste último caso, em geral empresas de menor porte ou que possuam necessidade de valores menores de crédito, atuamos com parceiros que realizam toda análise de cadastro e crédito. Porém, muitas empresas de médio e grande porte podem ter um fundo dedicado para suprir sua necessidade de funding utilizando sua carteira de recebíveis, sejam duplicatas, cheques, contratos ou outros.

Como exemplo, no momento estamos em diferentes estágios de análise da estruturação de um Fundo de Recebíveis exclusivo para empresas de estacionamentos, shopping center, celular pré pago, bebidas, fertilizantes e de outros setores da economia. Cada operação possui suas peculiaridades e desafios, mas nossa equipe multidisciplinar sempre busca soluções para viabilizar um novo produto.

Como estruturadores e gestores de Fundos de Recebíveis, atuamos com dois focos:
visão nas necessidades e interesses do nosso parceiro (empresa), e visão nas preocupações em relação a riscos dos nossos investidores.

Como um Fundo de Recebíveis é regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e estamos atuando no Mercado de Capitais, as empresas precisam apresentar um modelo de gestão com boa governança corporativa. Desta forma consegue transferir para os investidores maior conforto em relação a qualidade da gestão e transparência em relação as atividades operacionais e financeiras. E, buscando atender a esta demanda do mercado, a Empírica Investimentos tem auxiliado seus parceiros em melhorias e revisões de alguns processos, geração de relatórios e etc.

Resumindo, a Empírica Investimentos atua com:

  • Foco na estruturação, no desenvolvimento e na gestão de produtos de FIDC, além de Fundos Imobiliários e Fundos de Participações, quando adequados e necessários para algumas operações;
  • Com produtos diferenciados e inovadores;
  • Controle e gestão de risco operacional, crédito e governança;
  • Rígidos controles internos e externos (serviço de administração de fundos, custódia de ativos e escrituração de cotas é prestado por instituições financeiras devidamente autorizadas pelas autoridades competentes);
  • Transparência no relacionamento com parceiros, investidores e distribuidores;
  • Visão no crescimento sustentável com mixadequado de produtos e de receita.