Nossa História

A Empírica Investimentos completou sete anos em outubro de 2016, mas nasceu conceitualmente em 2004 quando Leonardo Calixto, Aquiles Feldman e José Eduardo de Assunção, na época todos executivos do HSBC Global Asset Management, começaram a coordenar a estruturação de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC), produto bastante sofisticado e, na época, ainda incipientes no Brasil. Além de atuarem como estruturadores e co-estruturadores, eram responsáveis pela administração e gestão dos FIDC atuando muito próximos de vários outros prestadores de serviços do mercado, e com isto acumulando um conhecimento detalhado e profundo dos riscos operacionais, legais e financeiros envolvidos neste tipo de produto.

Os três executivos, hoje sócios-diretores e a frente das operações da Empírica Investimentos, de fato atuaram como um dos precursores do mercado de FIDC e de fundos de investimento de crédito privado high yield. E, em 2007, já administravam a maior carteira de FIDC de uma empresa de gestão de recursos do mercado nacional, com mais de R$ 1,5 bilhão.

Depois de sete anos a Empírica Investimentos tem sob gestão e estruturação mais de R$ 1,5 bilhão em 22 fundos, sendo 16 FIDC, 05 Fundos de Fundos (FIDC) e um Fundo DI.